PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores/as

  • Lucília Moreira Da Silva Autor/a
  • Margareth Aquino Da Silva Autor/a
  • Luzia Sousa Ferreira Autor/a

Resumen

O Programa Saúde na Escola (PSE) idealizado pelo Governo Federal no setor da educação é um programa de grande relevância, e está nivelado com a Política Nacional de Promoção de Saúde de 2006, consolidada em 2017 tendo como propósito substanciar promoção à saúde aos escolares. No início do século XX à saúde na escola, além de apresentar vários desafios em sua implantação estava relacionada a uma lógica sanitarista, preservando o modelo biomédico compenetrado na doença. A partir da primeira conferência de saúde, o ambiente escolar passou a ser uma ferramenta para viabilizar a promoção da saúde por meio de ações desenvolvidas pelo enfermeiro envolvendo alunos, professores e coletividade. O presente artigo objetivou descrever o (PSE), os componentes que devem ser articulados ao projeto político-pedagógico, estratégias para integração às ações educativas, a atuação do enfermeiro e os benefícios da implantação do (PSE). Realizou-se a busca de artigos nacionais relacionados ao tema de fevereiro/2021 a setembro/2021, publicados no período de 2009 a 2021 realizado nas bases de dados eletrônicos: Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), e Google Acadêmico. Diante dos resultados os benefícios é oportunizar incentivo a mudanças essenciais para que ocorra as melhorias afetando positivamente a qualidade de vida. Palavras-chave: Atuação profissional, enfermeiros, saúde na escola e serviços de saúde escolar.

Publicado

2024-03-24